Apr 2014

Mobilidade é Transformação

Se fala muito sobre como a Mobilidade está transformando o mundo no qual vivemos, mas isto está realmente acontecendo ?

Quais são os benefícios que a sociedade está colhendo com a adoção desta tecnologia ?

Acredito que em qualquer roda de discussão, pode ser de jovens, adultos, ou mesmo de idosos, poderemos colher uma série de exemplos que ilustram e confirmam que a Mobilidade está realmente transformando a maneira com a qual interagimos com as pessoas.

Eu também gostaria de registrar “o meu exemplo”, e ele tem a ver com um assunto literalmente indigesto - Controle de Glicemia.

Pois bem, uma parente muito próxima, de apenas 10 anos, foi diagnosticada com Diabete Tipo 1, aquela onde a pessoa tem que diariamente monitorar o nível de glicose no sangue, e, a partir da informação coletada, aplicar a dose de insulina correta.

São 4 medições diárias (Café, Almoço, Janta, e ao Deitar) todos os dias !

Estas medições tem que ser anotadas (até então em um caderno), e semanalmente enviadas (até então por e-mail) para a médica realizar o acompanhamento.

Rapidamente desenvolvi na plataforma SERVICENOW uma aplicação simples que tem por objetivo armazenar todas as medições que são feitas do nível de glicemia da paciente.

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Aproveitei e personalizei a lista de lançamentos das medições para que mostre através de cores os valores aferidos que estão fora (cor laranja) ou muito fora (cor vermelha) do intervalo ideal, que é entre 90 a 120. Poderia facilmente mandar um e-mail ou SMS para os pais da paciente, ou mesmo para a médica, quando uma sequência de medições vermelhas acontecessem.

Como o aplicativo está na plataforma, automaticamente pode ser acessado por qualquer WEB Browser, e dispositivo móvel, e sendo assim, hoje a paciente realiza os lançamentos destas medições através do Tablet ou Celular, de qualquer lugar onde ela estiver.

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Da mesma maneira a médica consegue acompanhar instantaneamente e online todos os lançamentos feitos pela paciente, e, caso necessário, consegue imediatamente agir para corrigir eventuais distúrbios ou anomalias.

Além da Mobilidade, a plataforma fornece um conjunto muito variado de relatórios que podem ser utilizados para ajudar na visualização das medições e a evolução do quadro clínico da paciente.

O gráfico abaixo mostra os lançamentos diários representados como retângulos verticais. A maior medição é a parte de cima do retângulo, e a menor medição é a parte de baixo. O traço vermelho é a mediana, ou seja, os valores que mais apareceram nos lançamentos daquele dia. Por fim, a bolinha azul é a média destes lançamentos.

Até para quem é leigo dá para perceber que o quadro clínico da minha parente está melhorando. A média com o passar dos dias está diminuindo (a bola azul), chegando mais próximo do intervalo ideal, e que o tamanho dos retângulos está também diminuindo, o que denota que as medições de glicemia durante o dia estão variando menos, ou seja, o menor valor e o maior valor medido no dia estão mais próximos (também dá para ver que a Páscoa não ajudou muito).

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O gráfico abaixo mostra as mesmas informações, mas agora divididas pelos momentos do dia em que as medições foram feitas.

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Dá para perceber que o período de maior atenção com a alimentação da paciente tem que ser entre o Almoço e o Jantar.

Me diga agora você...a Mobilidade está ou não transformando o Mundo ?

Entre em contato para que possamos te ajudar a transformar.

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Catálogo de Serviços

Shopping cart, pictogram


Sempre tive dificuldade em entender o que era um catálogo de serviços, mesmo lendo e relendo as melhores práticas ITIL (IT Infrastructure Library). Quando perguntava para alguns “especialistas”, geralmente me apresentavam erroneamente uma lista de categorias e sub-categorias de incidentes, e me diziam que isto era um catálogo de serviços (na verdade isto é simplesmente uma categorização dos requerimentos recebidos).

Agora entendo que não estava sozinho na ignorância, e acredito que um dos motivos para esse desconhecimento geral era a falta de ferramentas para lidar com este conceito.

Acredito que o nosso entendimento é muito facilitado se associarmos o catálogo de serviços ao conceito de um carrinho de compras. Não é a toa que todos os sites de comércio eletrônico utilizam esta imagem para identificar os produtos que estão sendo selecionados, para posterior aquisição.

Primeiramente o carrinho de compras nos remete à idéia de cardápio, onde, entre as diversas opções de produtos, vamos selecionar aqueles que são mais adequados para nós neste momento. Além disso, o carrinho de compras nos remete à mais dois conceitos importantes: preço, e prazo de entrega.

Todos os produtos selecionados tem um custo, e consequentemente um preço. Fica fácil de enxergarmos isto quando adquirimos um produto como um MP3 Player, um Notebook, ou mesmo uma Bicicleta, e, com este conceito sendo expandido para os serviços prestados por uma empresa, nos ajuda enormemente a entender que provisionar uma nova conta de e-mail, avaliar uma solicitação de férias, contratar um novo colaborador, ou mesmo emitir uma fatura também tem um preço, que deve ser divulgado, e atribuído aos centros de custos corretos.

Da mesma maneira o carrinho de compras nos remete ao conceito de prazo de entrega. O produto por nós selecionado e adquirido tem um prazo de tempo para chegar às nossas mãos. Expandindo este conceito para serviços, o prazo de entrega nada mais é que o famoso acordo de nível de serviços (do inglês SLA - Service Level Agreement), que igualmente estabelece um prazo de tempo para que o serviço selecionado e prestado por uma área da empresa seja corretamente entregue ao colaborador que o necessita.

O Catálogo de Serviços é um dos pilares fundamentais para implementarmos a Gestão de Serviços nas empresas. Sendo assim, não é por acaso que a plataforma SERVICENOW também utiliza o conceito do carrinho de compras como o veículo para estabelecer o compromisso de entrega dos serviços selecionados.

Carrinho de Compras 2

Entre em contato com a gente para ajudá-los a implementar a Gestão de Serviços na sua empresa.


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