Facilities Management and Beyond

Já repararam que o mundo está cada vez mais visual ?

A diversidade, variedade, e contradições do nosso tempo parecem ter na imagem a sua forma de expressão.

Mais imagens e menos texto.

Menos listas e mais ícones.

É assim que hoje a informação tem “navegado” da origem ao seu destino.

Basta ver o novo aplicativo de Gestão de Facilities da plataforma ServiceNow para ver como este fabricante está participando ativamente desta mudança.

A Gestão de Facilities é o processo que trata da coordenação de espaços, infra-estruturas, pessoas e organizações. Normalmente está associado a prestação de serviços ligados a edifícios, hospitais, hotéis, centro de convenções, universidades, etc.

Aborda desde a manutenção deste espaço (luz queimada, ar-condicionado pingando, chão escorregadio, etc), a utilização do mesmo (reserva de uma sala de reunião, utilização de uma vaga de estacionamento, uso do locker para pertences pessoais, entre outros), até a gestão dos equipamentos que estão lá dentro (datashow com a luz queimada, faltam cadeiras, extintor com a data de validade vencida, por exemplo).

Antigamente a plataforma dava somente a opção abaixo para gerir as requisições relacionadas a este processo:

list


É bonita e elegante. Confortável de trabalhar, e cheia de recursos, mas...continua sendo uma lista.

Que tal enxergar esta mesma quantidade de requisições deste jeito ?

floor


Os pontos azuis identificam os locais. Os pontos vermelhos são as requisições relacionadas àquele espaço.

Para adicionar uma nova requisição basta arrastar o ponto vermelho lá de cima (New Request) para cima de um ponto azul no mapa, e...pronto...um formulário como este aqui abaixo aparece, e a requisição é aberta:

form


As requisições vão para uma lista de atendimento...certo ? Errado !

Que tal a equipe que vai gerir estas requisições fazê-lo através de uma interface totalmente visual ?

visual task board


Para mudar o status de uma requisição basta arrastá-la para a fileira correspondente.

Para ver quem está cuidando do quê...basta clicar nos ícones lá de cima que mostram o nome de cada atendente para que o filtro seja aplicado.

E o gestor gostaria de acompanhar tudo isto em formato de uma lista maçante ou através de um gráfico interativo como este aqui abaixo ?

graficos facilities


Sem falar é claro que estes gráficos podem ir para uma Homepage feita especialmente para este gestor, e que poderiam ser facilmente acessíveis via celular ou tablet.

Processos podem ser automatizados via um wokflow gráfico para, por exemplo, repassar requisições complexas a uma empresa terceira, para escalar atendimentos demorados ou mal executados, ou mesmo para disparar pesquisas de satisfação sobre os serviços prestados.

Ok...entendi tudo, mas por quê o beyond do título deste post ?

Bom, o beyond deixo para vocês pensarem um pouco no que dá para gerir mudando aquela imagem da planta baixa de um andar (2a figura deste post) por qualquer outra imagem que quisermos.

Acho que eu tinha esquecido de dizer que a imagem de fundo é uma das informações visuais que podem ser alteradas à vontade.

Entre em contato para ajudá-los a implementar a Gestão de Facilities na sua empresa.

Fique em Contato

blog comments powered by Disqus