Acelerando a Inovação

Inovação é a aplicação com sucesso de novas idéias.

É o objeto de desejo de todas as empresas, pois representa aumentos de receitas, diminuição de custos, acessos a novos mercados, diferenciação dos concorrentes, entre muitos outros benefícios.

Só que inovar não é tarefa fácil. É preciso criar um ambiente propício para que ela floresça.

O primeiro passo é a empresa tomar consciência da importância de inovar. Não existe como uma empresa se tornar inovadora sem dar a devida importância a este tema.

Em seguida, as empresas tem que entender o que é inovação e a sua dinâmica. A partir daí, pode-se definir uma estratégia de inovação alinhada à visão de futuro e objetivos da organização.

O próximo passo é implementar ferramentas de gestão do processo de inovação, adequadas ao tamanho da empresa, o setor de atuação, a cultura e a estrutura organizacional.

Praticar a inovação demanda tempo, dedicação, e investimentos, entretanto o que se percebe é que empresas que se tornam verdadeiramente inovadoras não se arrependem de ter tomado este caminho.

Uma tendência que está se tornando cada vez mais forte é as empresas buscarem o auxílio dos seus parceiros de negócios na hora de inovarem - é o chamado modelo de inovação aberta (ou open innovation).

Ontem, em um dos nossos clientes, a Unicred do Brasil, uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, tive a oportunidade de participar de uma experiência muito bem sucedida de engajamento de parceiros de negócios na busca da inovação.

image001

De maneira transparente e muito objetiva, em pouco mais de 03 horas de evento, o time da Tecnologia da Informação da Unicred, deixou cerca de 80 participantes, representando os mais diferentes fornecedores de tecnologia do mercado, cientes do plano de inovação traçado em 2015, as mudanças culturais que estão sendo implantadas desde então, os resultados do que foi planejado e executado em 2016, e os projetos que serão endereçados em 2017.

Em pouquíssimo tempo investido, pude conhecer cada um dos principais gestores e as pessoas chaves dos seus times, me inteirar dos seus principais desafios, exercitar algumas idéias, interagir com os demais fornecedores, e, principalmente, sair de lá totalmente engajado.

Iniciativas como esta precisam ser ressaltadas para que sirvam de referência para que mais empresas possam também se transformar, passando a enxergar seus fornecedores como reais parceiros de negócio, fazendo como a Unicred do Brasil, que de maneira brilhante passou a contar com a expertise e a experiência de todo um ecossistema de empresas em prol da inovação do seu próprio negócio.




blog comments powered by Disqus